sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Segurados do INSS começam a receber antecipação de parte do 13º salário a partir desta sexta-feira (25)


Depósitos começam a partir do dia 25 de agosto e seguem até 8 de setembro

Aposentados e pensionistas começam a receber a antecipação da primeira parte do abono anual, conhecido como 13º, junto com o pagamento previdenciário do mês de setembro,a partir desta sexta-feira, dia 25 de agosto. 
A expectativa é de que 29,5 milhões de benefícios receberão a primeira parcela do abono anual que corresponde a 50% do valor do 13º e representa uma injeção extra na economia de pelo menos R$ 19,8 bilhões e, no Rio Grande do Norte serão pagos aos 576.184  beneficiários, aproximadamente R$ 823 milhões, nos meses de agosto e setembro. 
Não haverá desconto de Imposto de Renda (IR) nesta primeira parcela. De acordo com a legislação, o IR sobre o 13º somente é cobrado em novembro e dezembro, quando será paga a segunda parcela da gratificação natalina.
Valor da antecipação – Aposentados e pensionistas, em sua maioria, receberão 50% do valor do benefício. A exceção é para quem passou a receber o benefício depois de janeiro. Neste caso, o valor será calculado proporcionalmente.
Os segurados que estão em auxílio-doença também recebem uma parcela menor que os 50%. Como esse benefício é temporário, o INSS calcula a antecipação proporcional ao período. Por exemplo, um benefício iniciado em janeiro e ainda em vigor em agosto terá o 13º terceiro salário calculado sobre oito meses. O segurado receberá, portanto, metade deste valor. Em dezembro, caso ainda esteja afastado, o segurado irá receber o restante. Se tiver alta antes, o valor será calculado até o mês em que o benefício vigorar e acrescido ao último pagamento do benefício.
Não recebem – Por lei, Os beneficiários que recebem benefícios assistenciais que são os chamados Benefícios de Prestação Continuada (BPC) e Renda Mensal Vitalícia previstos na LOAS, não tem direito ao 13º salário
O extrato mensal de pagamento está disponível para consulta na página da Previdência Social www.previdencia.gov.br e nos terminais de autoatendimento da rede bancária juntamente com o extrato de pagamento de benefícios da folha de agosto.

18.001.6 - Seção de Comunicação Social 
Gerência Executiva do INSS Natal - RN
Tel.: (84) 3216-5171

Nenhum comentário:

Postar um comentário