segunda-feira, 24 de março de 2014

Professores encerram greve e retornam às salas de aulas no RN

Os professores da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte encerraram a greve e voltaram às salas de aulas nesta segunda-feira (24). De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (Sinte/RN), a greve foi vitoriosa já que a categoria "sai com direitos devidamente aprovados pela Assembleia Legislativa". A greve começou no dia 28 de janeiro.

Para o Sinte/RN o mais importante deles é a manutenção do nível na carreira (letra) para quem avança na aquisição de títulos acadêmicos como mestrado e doutorado. “Quem avançava nos títulos voltava para início da carreira. Uma distorção absurda que desmotivava o profissional e causava danos irreparáveis na educação pública”, esclareceu Fátima Cardoso, presidente do sindicato.
Além da manutenção da Letra, a categoria conquistou a regulamentação do porte das escolas, o pagamento do reajuste do Piso nacional de 8,32% e o avanço em um nível na carreira (promoção de uma Letra). “Todas as conquistas representam incremento salarial. Uma forma concreta de melhorar a realidade salarial dos profissionais da educação”, disse o coordenador geral do Sinte/RN, Rômulo Arnaud.
Na assembleia que decidiu pelo fim da greve, ficou definido que os profissionais que foram alvo de corte do ponto pelo governo não devem repor as aulas.
G1 RN 

Nenhum comentário:

Postar um comentário