domingo, 9 de março de 2014

"SE EU FOSSE CANDIDATO AO GOVERNO, MINHA CANDIDATA AO SENADO SERIA FÁTIMA BEZERRA", DISSE GARIBALDI


Garibaldi: "Se eu fosse candidato ao governo, minha candidata ao Senado seria Fátima Bezerra"

Ministro da Previdência fez o desabafo a um grupo de parlamentares em Brasília; a aliança com Wilma é dada como certa.

Garibaldi Filho disse aos parlamentares que não teme disputar o governo contra Wilma, mas não será candidato por falta de vontade e por conta da saúde.
A aliança do PMDB com Wilma de Faria (PSB) é dada como certa pela classe política, mas o ministro Garibaldi Alves Filho (Previdência) externou recentemente outra preferência em Brasília. Na presença de parlamentares da bancada, Garibaldi falou: "Olha, eu não tenho medo de enfrentar Wilma. Eu não serei candidato ao governo porque não quero e a saúde não deixa. Mas se eu fosse candidato ao governo, minha candidata ao Senado seria Fátima Bezerra". A petista estava no grupo que ouviu a declaração de Garibaldi.
O PMDB aguarda apenas os encontros partidários deste mês de março para anunciar o nome do deputado Henrique Eduardo Alves como candidato ao governo. Segundo fontes peemedebistas, Wilma de Faria será confirmada para disputar a única vaga do Senado.
O PMDB espera formar uma coalizão de pelo menos 18 legendas: PMDB, PR, PSB, PSDB, PPS, PS (Solidariedade), PDT, PROS, PV, PMN, PSDC, PEN, PRP, PSL, PHS, PTC, PTN e PTB. Com o bloco de legendas, os peemedebistas acreditam que vão isolar as eventuais candidaturas de Robinson Faria (PSD) e Fátima Bezerra (PT); Rosalba Ciarlini (DEM); e da esquerda radical (PSOL/PSTU).
O anúncio da aliança do PMDB com Wilma deverá ser anunciado em meados de abril. O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, programou novo encontro com a vice-prefeita de Natal para o final deste mês.
Desde o início das conversas do PMDB com os partidos, Garibaldi Filho externou sua simpatia pelo nome de Fátima Bezerra ao Senado. Mas foi vencido pela opinião da maioria das lideranças do partido que deseja o acordo com Wilma de Faria. Henrique Alves é quem mais teme enfrentar Wilma na disputa pelo governo - trauma de duas derrotas para prefeito de Natal: em 1988 contra a própria Wilma; e em 1992 para o "poste" Aldo Tinoco, candidato da então prefeita Wilma de Faria.
A tendência do PMDB em favor de Wilma de Faria para o Senado sepultou qualquer possibilidade de candidatura de Garibaldi Filho ao governo. O ministro confidenciou que não aceitaria concorrer na companhia da vice-prefeita, única política que o derrotou nas urnas (2006).
Nas pesquisas para consumo interno dos partidos, Wilma de Faria lidera a preferência do eleitorado potiguar em qualquer posição da chapa majoritária - governo ou Senado. Segundo uma fonte, ela também bate Garibaldi Filho numa das simulações para o governo.
Nominuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário