sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Audiência Pública proposta pelo Vereador Sgt Dudu debate Segurança em Mipibu



A Câmara Municipal de São José de Mipibu realizou na manhã desta quinta (27) uma audiência pública para discutir medidas de segurança pública para a cidade e região metropolitana. O debate foi proposto pelo vereador Sargento Dudu (PT), e contou com o apoio da Frente Parlamentar da Defesa Social da Câmara Municipal de Natal. A audiência contou com a participação do vice governador Fábio Dantas; deputada estadual, Cristiane Dantas; autoridades policiais; delegado do Policiamento da Grande Natal (DEPGRAN), Julio Rocha; vereadores e representantes das prefeituras de São José de Mipibu, São Gonçalo do Amarante, Monte Alegre e Parnamirim. Conselheiros tutelares e a coordenação do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas também compareceram. 

Na ocasião foram apresentados os problemas comuns nos municípios da região e solicitadas medidas para tanto, além de sugestões de populares e vereadores. O vice-governador Fabio Dantas falou sobre os esforços do governo em conter a violência, como o reaparelhamento policial, o retorno de policiais dos outros poderes, a ajuda da Força Nacional e destacou que a proibição judicial para convocação dos policiais concursados interferiu nos planos. Ele disse ainda que será criado um fundo de investimentos que inclui a área da segurança pública do estado e que o governo planeja instalar uma unidade de plantão em Parnamirim para atender a demanda dos municípios circunvizinhos.

Foi apresentado um diagnóstico da violência no estado pelo coordenador de Informática e Estatística, da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Ivênio Hermes, que apontou São José de Mipibu como o 10º município onde mais ocorreram assassinatos neste ano. Foram 17 homicídios, numa redução de 50% comparado ao mesmo período do ano passado. Já a vulnerabilidade urbana de Mipibu foi escolhido pelo Vereador Sgt Dudu o Mipibuense  Josimar Corsino, para explanação através de sua tese de doutorado seus estudos na audiência.

A Audiência serviu também para que os vereadores solicitassem que fossem tomadas providências para diversas áreas da cidade, especialmente a Zona Rural, assim como os representantes de outras cidades fizeram. De Monte Alegre, guardas municipais falaram sobre a exitosa experiência do trabalho da Guarda. ara o presidente da Frente Parlamentar da Câmara de Natal, vereador Cb Jeoás Nascimento (PCdoB), o debate foi interessante para região metropolitana para se ter um diagnóstico e uma prestação de contas das autoridades policiais e conhecimento das demandas. 

O Tenente Isaac Leão, responsável pelo policiamento em Mipibu, disse que tomará providências para a solicitação dos vereadores mipibuenses. "Vamos levar polícia às comunidades rurais, sim. Estamos pleiteando mais dois policiais para aumentar o efetivo por meio da mobilidade com moto. Já conseguimos três motos e falta apenas os policiais. Esse modelo é melhor do que um posto fixo, em que os policiais ficam engessados e limitados àquela área. Com motos, ganhamos maior agilidade", disse o tenente que divulgou o número de telefone para denúncias (99468 -6860).

O vereador Sargento Dudu considerou positivas as discussões. "Saímos com bons encaminhamentos, tivemos o apoio do vice-governador, dizendo que estará diariamente conosco, Os comandantes do policiamento metropolitano que prometeram trazer mais policiais às ruas e atender às áreas que foram sugeridas aqui e creio desta audiência vão surgir ações práticas", disse o parlamentar.


Comunicação
Câmara Municipal de São José de Mipibu

Nenhum comentário:

Postar um comentário