sexta-feira, 30 de novembro de 2012

GOVERNO DO RN ANUNCIA CONVOCAÇÃO DE 1.162 PROFESSORES APROVADOS NO ÚLTIMO CONCURSO



A Secretaria de Estado da Educação confirmou nesta sexta-feira (30) para o início do ano que vem uma terceira convocação de professores aprovados no último concurso público. No dia 3 de janeiro, serão convocados 1.162 aprovados, com posse coletiva prevista para o dia 4 de fevereiro. Eles já devem iniciar o ano letivo de 2013, no dia 18 de fevereiro, em sala de aula.

Além do preenchimento de vagas que continuam abertas em algumas escolas, outro fator que contribuiu para a terceira chama foi a saída progressiva dos professores temporários, que devem deixar os quadros da Educação até o início do próximo ano. Os contratos desses professores temporários estão chegando ao fim e não podem ser renovados, uma vez que os profissionais foram contratados por um ano, com prorrogação por igual período, conforme determina a legislação.

Com essa terceira chamada, o Governo do Estado terá convocado, para suprir as necessidades das salas de aulas em todas as regiões do Rio Grande do Norte, 3.119 professores aprovados no concurso da Educação. No início do primeiro semestre, foram convocados 1.013 educadores e, no segundo semestre, 944.


DN Online

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

SGT DUDU PRESTIGIA A ESCOLA LARANJEIRENSE TERCEIRA ROCHA NA REALIZAÇÃO DA ABERTURA DA III MOSTRA CULTURAL


Ontem, 28 de novembro, a comunidade de Laranjeiras dos Cosmes foi presenteada com um verdadeiro show na abertura da III Mostra Cultural. Tivemos apresentações culturais com músicas da jovem guarda (séries iniciais - Escooa ativa), sob a coordenação das professoras Ângela, Luciene e Dona Isabel. Além disso, tivemos apresentação de fantoches com os alunos das mesmas professoras, a declamação de um soneto de Luiz Vaz de Camões, coordenado pela professora Andreza (Língua Portuguesa), apresentação de Karatê, com a aluna Vitória Alves, um Tango com os alunos do Ensino Médio(Prof. Geraldo - Educação Física), duas Swingueiras sendo uma coordenada pela professora Fernanda (Português), e Érika (ex- aluna, um Funk (9º ano) e um show de Hip Hop coordenado por Jeferson Luan, aluno do 1º ano do Ensino Médio.
Confira alguns cliks:







Os stands serão abertos à visitação pública a partir das 13 horas do dia 29/11 (quinta).

Blog da escola terceira rocha

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

JUSTIÇA CASSA PREFEITA ELEITA DE TABOLEIRO GRANDE SOB ACUSAÇÃO DE COMPRA DE VOTOS E ABUSO DE PODER ECONÔMICO



A prefeita eleita Klébia Ferreira Bessa Filgueira, de Taboleiro Grande, perdeu o registro de candidatura em função de compra de votos e abuso de poder econômico.  O vice prefeto eleito José Lenário da Silva também foi cassado pelo mesmo motivo. A decisão cabe recurso no Tribunal Regional Eleitoral, em Natal.
A sentença foi assinada hoje pelo juiz eleitoral Cornélio Alves de Azevedo neto, no processo 18.392, relacionado à representação eleitoral movida pela Coligação “Vitória do Povo”, contra a coligação “Unidos Venceremos”, liderado por Klébia Bessa.
A eleita teria, conforme consta na ação, prometido uma "ajuda" para o eleitor tirar a bandeira da adversária da casa dele. E "ajudou". Além de perder o registro de candidatura, Klébia Bessa também terá que pagar uma multa de R$ 26 mil.
O juiz da 63ª Zona Eleitoral entendeu que as provas arroladas no processo eram  suficientes para cancelar o registro de candidatura de Klébia Ferreira e, como ela conseguiu tirar mais de 50% dos votos, determinar a realização de uma nova eleição.
Assim o fez.
A decisão barra o processo em andamento para diplomar a prefeita eleita Klébia Bessa e do vice José Lenário, assim como de posse dos dois no dia 1º de janeiro de 2013. O promotor eleitoral que funcionou no caso foi Francisco Alexandre Amorim Marciano, que atua na Comarca de Portalegre.
A defesa da prefeita eleita e agora cassada foi feita na Justiça Eleitoral pelos advogados Aliatá Pereira Pinto Júnior e Jair Augusto Gomes Damasceno. A acusação ficou por conta dos advogados Wilson Flávio Queiroz de Lima e Thiago Cortez Meira de Medeiros.
Klébia e Lenário são os primeiros cassados no RN por compra de votos nesta eleição.
Com informações de João Moacir via César Alves
V & C Artigos e Notícias

terça-feira, 27 de novembro de 2012

VIVAS PARA DANIEL FAGUNDES

Vereadores eleitos Joelmo Teles, e Sgt Dudu ao lado do amigo Dr. Daniel
 
Hoje 27 é dia de parabenizarmos o Dr. Daniel Fagundes como o chamamos, advogado de fibra e com fortes raízes como podemos destacar sua Vó Dr. Geraldina, à quem tive a honra de trabalhar prestando segurança a mesma como Policial em uma de suas passagens pelo fórum de Mipibu, data esta inesquecível, portanto hoje paro para homenagear esta figura ilustre que é o Dr. Daniel, parabéns amigo e que Deus ilumine sempre seus caminhos, são os votos do Sgt Dudu e de todos que fazem o Laranjeiras em foco.
 

sábado, 24 de novembro de 2012

CASO BRUNO: MACARRÃO E FERNANDA SÃO CONDENADOS COM PENAS MÍNIMAS DIZ COMENTARISTA CRIMINAL


Após cinco dias, a primeira fase do julgamento envolvendo o goleiro Bruno Fernandes, ex-capitão do Flamengo, terminou na noite desta sexta-feira com a condenação dos réus Luiz Henrique Romão, o Macarrão, e Fernanda Gomes de Castro, ex-amante do jogador, pelo Tribunal do Júri de Contagem, na região Metropolitana de Belo Horizonte.
O conselho de sentença, formado por seis mulheres e um homem, acolheu parcialmente a denúncia do Ministério Público (MP) de Minas Gerais e condenou os dois por cinco crimes. Apontado como protagonista da trama, Macarrão foi condenado por sequestro, cárcere privado e homicídio triplamente qualificado da modelo Eliza Samudio.
Mas foi poupado da acusação de ocultação de cadáver. Ele pegou 15 anos de prisão. Fernanda foi sentenciada por cárcere privado e sequestro da modelo e de Bruninho, filho de Eliza com o jogador Bruno. Ela foi condenada a cinco anos em regime aberto. No fim da leitura da sentença, o advogado de Macarrão, Leonardo Diniz, disse que vai recorrer da decisão.
Segundo especialistas criminais as penas foram mínimas levando em consideração que com esta condenação em aproximadamente dois anos e meio, Macarrão conseguirá uma progressão de pena, trabalhando no presídio para ser descontado na pena e com mais um ano poderá conseguir o regime aberto, diminuindo os dois anos e meio que já está preso, em mais ou menos 5, 6 anos estará em liberdade, enquanto que Fernanda já inicia a pena em regime aberto.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

SARGENTO DUDU PODERÁ TER O VOTO DE CIDA PARA UMA POSSÍVEL CANDIDATURA À PRESIDÊNCIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE MIPIBU

Sgt Dudu, Prefeita Norma e Cida

Em visita aos Blogs de Mipibu vi uma matéria que destaca conversa entre o Blogueiro e a minha amiga Vereadora eleita Cida, que mim chamou a atenção, portanto como também não sou e nem estou obrigado como alguns maus informados na Cidade pensam, até mesmo alguns pré-candidatos a votar em candidatos da base oposicionista, e sendo prova viva de que para se ganhar eleição, além de ser competente não precisa ser RICO  não ser e nem muito menos ter HERANÇA política de ex-políticos, vejo também que podemos muito bem assim como os demais edis Vereadores eleitos concorrer a PRESIDÊNCIA da casa, já que temos vereadores como a nobre Cida, que pensa igual a mim, e ainda não pediram seu voto, quem sabe? É só esperar para vê, amigos Mipibuenses.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

VEJAM A TRAJETÓRIA DE "JOAQUIM BARBOSA" PRIMEIRO NEGRO NO MAIS ALTO CARGO DO JUDICIÁRIO BRASILEIRO






1954 - Nasce em Paracatu (MG). Seu pai era pedreiro e, mais tarde, dono de um caminhão. Barbosa estudou no Colégio Estadual Antônio Carlos. Desde criança ajudava o pai fazendo tijolos e entregando lenha no caminhão da família.

1971 - Aos 16 anos muda-se para Brasília para fazer o 2º grau. Mora na casa de uma tia na cidade-satélite de Gama. Trabalha como compositor gráfico do Senado (1973-1976) e oficial do Ministério das Relações Exteriores (1976-1979).

1975 - Começa a cursar a Faculdade de Direito da Universidade de Brasília, formando-se em 1979. Deixa o Ministério das Relações Exteriores e começa a trabalhar como advogado do Serviço Federal de Processamento de Dados

1980 - Começa a pós-graduação na UnB e se casa com Marileuza Francisco de Andrade, com quem tem seu único filho, Felipe. Em 1982 conclui a pós-graduação na universidade, tornando-se especialista na área de direito e Estado.


1984 - Torna-se procurador do Ministério Público Federal, atuando inicialmente em Brasília (1984-1993) e, a partir dos anos 90, no Rio de Janeiro (1993-2003). Em 1985 nasce seu único filho, Felipe de Andrade Barbosa Gomes

1985 - Assume a chefia da consultoria jurídica do Ministério da Saúde. Em setembro de 1986, sua ex-mulher registra boletim de ocorrência no qual acusa Barbosa de tê-la espancado. Mais tarde, ela afirma que o episódio foi superado

1988 - Com bolsa do CNPq, faz o mestrado (1989-1990) e o doutorado (1990-1993) em direito na Universidade de Paris. Retoma sua carreira de procurador. Publica, em 1994, "La Cour Suprême dans le Système Politique Brésilien"

2001 - Após dois anos de pesquisa nos Estados Unidos, onde lecionou na Universidade Columbia, publica o livro "Ação Afirmativa e Princípio Constitucional da Igualdade".

Em 2002 e 2003, leciona na Universidade da Califórnia.

2003 - Nomeado pelo presidente Lula para o STF. Em mais de uma ocasião bate boca com os ministros Marco Aurélio, Gilmar Mendes e Eros Grau. Em 2006 torna-se relator do inquérito sobre o mensalão, convertido em ação em 2007


2008 - Torna-se ministro efetivo e vice-presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Vota a favor da tese de que políticos condenados em primeira instância poderiam ter sua candidatura anulada, sendo porém voto vencido

2009 - Ele acolhe a denúncia contra o senador Eduardo Azeredo (PSDB), acusado pela Procuradoria de peculato e lavagem de dinheiro no mensalão mineiro. Desiste de presidir o Tribunal Superior Eleitoral por problemas de saúde.


2012 - Em 2011, Barbosa libera aos colegas o relatório final sobre o mensalão. O julgamento começa no dia 2 de agosto de 2012 e resulta na condenação de 25 acusados, entre eles José Dirceu, Marcos Valério e Delúbio Soares.



(*) Na história do STF já houve dois ministros afrodescendentes: Pedro Lessa, ministro de 1907 até sua morte, em 1921, e Hermenegildo de Barros, ministro de 1919 até a aposentadoria, em 1937. Nenhum deles chegou a ocupar a presidência do Supremo.

_________________________________________

Fonte: Folha on line

MACARRÃO CONFESSA QUE ELIZA ESTÁ MORTA E QUE BRUNO ARQUITETOU TUDO

Macarrão começou a ser ouvido pelo júri por volta das 23h de quarta (Foto: Vagner Antônio/TJMG)
Macarrão começou a ser ouvido pelo júri por volta
das 23h desta quarta (Foto: Vagner Antônio/TJMG)

Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão, disse durante interrogatório no júri popular do caso Eliza Samúdio, realizado na madrugada desta quinta-feira (22), que levou de carro a ex-amante do jogador até local indicado pelo goleiro, em Belo Horizonte, e que lá a  jovem entrou em um Palio preto. "Ele ia levar ela para morrer", afirmou o réu sobre a ordem recebida.
Braço direito de Bruno na época do crime, Macarrão é acusado de homicídio triplamente qualificado, sequestro e cárcere privado e ocultação de cadáver
Após a leitura da denúncia, Macarrão disse à juíza que a acusação contra ele "em partes é verdade". Ele admitiu que, em depoimentos anteriores, não falou tudo que sabia sobre Eliza Samudio. "Quero deixar bem claro para a senhora que eu não sou esse monstro que as pessoas colocaram. E hoje eu vou falar tudo que a senhora queira ouvir da minha boca e colaborar com a verdade dos fatos", afirmou o réu no início do interrogatório.
Ele disse que era conhecido como administrador de Bruno, mas que "fazia de tudo, cuidava da casa, dirigia carro". "No começo só pagava as contas. Depois foi criando um vínculo maior, o grau da confiança foi aumentando".
Agressão no carro
Macarrão disse que foi jantar em um restaurante ao lado do Hotel Transamérica com Jorge Luiz Rosa, primo de Bruno menor de idade à época dos fatos, e encontrou Eliza no local. Ela pediu R$ 1,5 mil, mas ele explicou que não conseguiria sacar o dinheiro. Então, de acordo com o réu, Eliza começou a xingá-los. Ele teria pedido calma à mãe de Bruninho e depois foi com ela e o menor até o banco, na Land Rover de Bruno.
Ele diz que conseguiu sacar R$ 800 de uma conta e que e fez uma transferência com outra, porque não podia mais sacar. "Mostrei pra ela que não tinha como sacar. Ela queria R$ 1,5 mil de qualquer jeito". De acordo com Macarrão, ele estava levando Eliza de volta para o hotel "quando ocorreu a briga".
"O menor, ele tava muito alterado", disse Macarrão, destacando que Jorge tinha problema com drogas. Ele disse que guiava o carro, que o menor estava no banco do carona e que Eliza e o bebê estavam no banco traseiro. Segundo o réu, o primo de Bruno começou a ofender Eliza e questionou: "Por que o Bruno foi mexer com um tipo de mulher dessas?". A jovem revidou: "Quem que é seu primo? Ele está achando que é o Rogério Ceni? Seu primo é um filha da p.."
De acordo com o relato, Jorge Luiz Rosa acertou uma cotovelada que fez sangrar o nariz de Eliza. "Foi aí que eu quase bati o carro. Eu estava tentando separar a briga com a mão no volante", afirmou, referindo-se ao sangue encontrado no carro de Bruno. Depois, Macarrão parou para o primo do goleiro descer e disse: "Você viu o que você fez, cara? Amanhã essa mulher vai estar na imprensa e vai acabar com a vida do Bruno". Ele negou que a agressão tenha acontecido na forma de coronhada. "Nunca andei armado, Jorge nunca andou armado. Não teve nenhum machucado na cabeça".
Em seguida, segundo o depoimento, Macarrão perguntou a Eliza Samudio se ela queria ir até o apartamento no Recreio dos Bandeirantes. Ela teria aceitado. "Hora nenhuma eu peguei ela e sequestrei ela. Eu perguntei se ela queria ir pra lá".
Macarrão disse pediu para Fernanda Castro, namorada de Bruno, para ficar na casa com Eliza enquanto ele buscasse remédio. "O meu medo era de o Jorge fazer alguma coisa", disse o réu. "Hora nenhuma eu coloquei a Fernanda para vigiar a Eliza, hora nenhuma eu pedi para ela cuidar do filho de Bruno".

Naquela noite, segundo Macarrão, Eliza dormiu com o bebê em seu quarto. Fernanda não teria ficado com Bruninho, tendo apenas tomado conta do bebê enquanto a jovem tomava banho e remédio.
Viagem para Minas Gerais
No dia seguinte, segundo Macarrão, Fernanda Castro e Eliza Samudio conversaram durante o café da manhã sobre filmes pornográficos que a vítima havia feito. Ele disse que a jovem apontou para Bruninho e afirmou: "meu ouro tá ali". Depois do café, Macarrão foi encontrar Bruno e contar o que havia acontecido. "Ele ficou apavorado", disse o réu.
Ele contou que foi Eliza Samudio quem quis viajar com eles para Minas Gerais, onde haveria um jogo do time de Bruno, o 100%. "Uma pessoa que tá sendo sequestrada não para num bar [na estrada]", disse Macarrão, que falou ainda que o grupo chegou a dar carona para um policial a caminho de Minas Gerais.
O amigo de Bruno contou à juíza que chegaram a Contagem (MG) de madrugada e que ele disse a Bruno que dormiria no hotel onde ficava com Jorge de costume. Segundo o relato de Macarrão, foi pedido apenas um quarto no motel, "uma suíte grande, dois andares". Eliza dormiu na parte de baixo, ele e o primo do goleiro ficaram na parte de cima. Bruno teria ido para a casa da mãe do goleiro, porque "não sabiam se Dayanne [ex-mulher do goleiro] já estava no sítio".
Macarrão diz que Bruno foi até o motel, na manhã seguinte, e se hospedou lá com Fernanda, namorada do goleiro na época, até as 13h. Depois, descobriu que o primo Sérgio Rosa Sales estava lá também. Em seguida, eles pagaram pela hospedagem e foram para o sítio. Sobre as multas que ajudaram a polícia a traçar o caminho dos carros de Bruno, Macarrão afirmou que era normal: "A gente andava sempre correndo mesmo, vivia levando multa".
V & C Artigos e Notícias

terça-feira, 20 de novembro de 2012

SGT DUDU PARTICIPA DO MOVIMENTO EM PROL DE SEGURANÇA PARA A POPULAÇÃO E POLICIAIS

Nesta terça 20, Policias Militares, Civis e demais integrantes da Segurança Pública do RN reuniram-se e fizeram um protesto clamando por mais "Segurança"para a população e consequentemente para os agentes da Segurança Pública, devido aos ataques nos últimos dias em todo Brasil, e este mero escriba como faz parte da corporação e tem à frente um sério problema para lutar em Mipibu, não poderia jamais ezitar em fazer parte desta mobilização em prol de segurança para todos.
 
O sargento Eliabe Marques, presidente da Associação de Subtenentes e Sargentos Policiais Militares e Bombeiros Militares do RN (ASSPMBM), criticou a forma como é tratada a morte dos policiais. "Dizem que os que foram assassinados e estavam de folga eram envolvidos com o crime, mas isso não é verdade. Só serve para esconder a crítica realidade da polícia", disse o sindicalista.

Ainda de acordo com o sargento Eliabe, a Polícia Militar do Rio Grande do Norte tem 9.400 homens à disposição da companhia, quando a corporação possui somente 2 mil coletes à prova de bala. "Tem muito policial trabalhando sem colete", afirmou Eliabe.
Segundo o soldado Roberto Campos, presidente da Associação dos Cabos e Soldados da PM no RN (ACSPM/RN), somente este ano foram mortos nove policiais e 11 foram feridos em atentados contra a própria vida. "E a grande maioria desses casos ocorreram nos últimos três meses".

Para Roberto Campos, esse nível de violência que vem sofrendo o policial potiguar é apenas reflexo dos ataques que vem sofrendo a categoria em São Paulo e em outros estados brasileiros. "Não que aqui esses atentados estejam partindo de facções criminosas como acontece no Sul, mas é, no mínimo, um reflexo. O presidente da ACSPM/RN atribui essa onda de violência principalmente à impunidade dos casos.
  
Este mero escriba no movimento no exato momento em que o Cb Jeoás fazia seu pronuncionamento de agradecimentos aos participantes. 

A Veredora de Natal Sargento Regina também participou e em suas palavras lamentou a quantidade Policiais mortos somente este ano. 

Várias cruzes simbolizavam os 11 Policiais que foram vítimas nestes útlimos dias.
 
A mobilização se encerrou com todos formando um grande círculo no cruzamento das avenidas Bernardo Vieira com Salgado Filho, onde juntos rezamos a oração do Policial e fizemos um minuto de silêncio em homengem aos companheiros que tombaram inocentemente.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

MILITARES DO RN PROTESTAM CONTRA ONDAS DE ATAQUES A MILITARES NO BRASIL


Sd Quirino PM morto no estado do RN
O Rio Grande do Norte também fará parte de um movimento que será realizado em todo o Brasil como forma de protesto pela onde de violência contra agentes de segurança pública. Nesta terça-feira (20), a partir das 8h, militares participam da Caminhada Nacional em Defesa da Vida dos Policiais. O evento é organizado pela Associação Nacional dos Praças (Anaspra).
Em Natal, a Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar está coordenando a caminhada, que terá início no calçadão do shopping Midway Mall, no bairro do Tirol. O soldado Roberto Campos, presidente da ACS-PM/RN, afirma que a participação dos policiais do Rio Grande do Norte é de extrema importância, tendo em vista o Estado tem sofrido com a fragilidade do sistema de segurança pública e perdido muitos policiais nos últimos tempos.
“Esse não é um problema só de São Paulo, que vive essa onda de ataques contra policiais, mas de todo o Brasil. Então, daí a importância de se mobilizar as polícias de todos os estados com o mesmo propósito. Esperamos contar com grande participação tanto de militares como da sociedade civil em geral”, destaca Roberto Campos.
Além da Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar, a Caminhada conta com apoio de outras entidades de classe do RN, como a Associação dos Bombeiros Militares, Associação dos Praças da Polícia Militar e do Clube Tiradentes.
blog trânsito no seridó

terça-feira, 13 de novembro de 2012

MAURÍCIO COELHO APAGA MAIS UMA VELINHA E COMEMORA COM AMIGOS DE FÉ E IRMÃOS CAMARADA

Neste domigo 11 do corrente quem apagou mais uma velinha foi o amigo Maurício Melo como é conhecido, e para comemorarmos nos reunimos na granja de seu sogro o Sr. Melo em Laranjeiras dos Cosmes e saboreamos aquele churrasco. Maurício que foi um dos que ajudaram a erguer a campanha política deste mero escriba, com total apoio junto com sua esposa Elione e demais familiares, a quem sou grato, não poderia jamais deixar de lhe prestar esta simbólica homenagem.  
 
 
O grande Maurício juntamente com sua esposa no momento dos parabéns

Momento inequecível, lendo uma belíssima mensagem recebida de seu sogro Sr. Melo, ao lado dos amigos Leonardo e Ramos.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

FIÉS LARANJEIRENSE LOTAM SUA PEQUENA CAPELA EM MISSA DE 30º DIA DA MORTE DE JANILSON FERREIRA

 
Neste sábado 10, familiares e amigos Laranjeirense lotaram a pequena capela local para prestar mais uma homenagem ao líder Janilson Ferreira por sua passagem de 30 dias de morte, na ocasião sua filha Norma emocionou a todos quando leu uma mensagem que foi entregue a todos os presentes na missa.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

PREFEITA NORMA SEMPRE ATENCIOSA RECEBE O VEREADOR ELEITO SGT DUDU E ATENDE SEU PEDIDO

Mesmo após as eleições e a menos de 2 (dois) meses para o término de seu mandato, a Prefeita Norma sempre atenciosa com seus edis Mipibuenses, recebeu em seu gabinete o Laranjeirense Vereador eleito Sargento Dudu, que sempre preoculpado com a situação de Laranjeiras dos Cosmes e com anseio de por não ser da base do Prefeito eleito demorar ter seus pedidos para melhoria de nossa comunidade serem atendidos, de imediato pediu a Prefeita que olhasse para esta comunidade antes da entrega da Prefeitura e concluisse algumas obras iniciadas como a construção do campo, onde foi mantido contato com o engenheiro Fred no qual o mesmo se prontificou em reiniciar tal obra e prometeu sua entrega antes do fim do mandato, diante da Prefeita Norma este mero escriba não mediu esforços e lhe pediu que fosse feita a operação de tapa buracos nas ruas de nossa comunidade, e de imadiato foi atendido pela Prefeita, na qual já foi iniciada, e segundo o responsável pela operação mim garantiu que em pelo menos em uma semana concluirá todas as ruas de Laranjeiras dos cosmes.

 
 Início da operação se deu pela entrada da comunidade.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

MEC DIVULGA O GABARITO OFICIAL DO ENEM 2012

 
 
O Ministério da Educação divulgou nesta terça-feira (6) o gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2012). As provas foram realizadas no sábado (3) e domingo (4). O Enem contou com a participação de mais de 4,1 milhões de candidatos. Os documentos referentes a cada cor de prova estão disponíveis para download no site do Enem. O MEC ainda vai disponibilizar os cadernos de prova de cada cor.

O resultado individual das provas, que inclui a correção e nota da redação, será divulgado em 28 de dezembro. Os participantes podem acessar os resultados individuais mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha no site do Enem.
Gabaritos das provas de sábado (03):


Gabaritos das provas de domingo (04):

 
G1