segunda-feira, 24 de abril de 2017

ABC vence o Globo em Ceará-Mirim e fica a um empate do título estadual



O ABC está a um empate do 54º título do Campeonato Potiguar. Jogando fora de casa, no Barretão, o Alvinegro bateu o Globo FC por 1 a 0 na noite deste sábado e agora decide no Frasqueirão, no dia 1º de maio. O gol da vitória foi marcado pelo paraguaio Echeverría, no início do segundo tempo. O placar poderia ter sido mais elástico em Ceará-Mirim, já que o Alvinegro desperdiçou inúmeras oportunidades após sair na frente.

GE.com

quinta-feira, 20 de abril de 2017

Governo paga nesta sexta parte dos salários de quem ganha acima de 4 mil

Funcionários do Estado com salários acima de 4 mil reais começarão a receber seus vencimentos na sexta-feira.
Porém, o Estado só depositará valores até 4 mil, deixando o restante do salário para tão logo o Estado arrecade a quantia necessária.

O complemento será pago sem distinção entre ativos, inativos e pensionistas.

Desde o dia 13 de abril, 80% dos servidores já receberam integralmente seus vencimentos referentes ao mês de março.

segunda-feira, 10 de abril de 2017

SÃO JOSÉ DE MIPIBU RECEBERÁ GOVERNADOR DO ESTADO COM O VILA CIDADÂ



A 14º edição do projeto Vila Cidadã acontece na próxima quarta-feira (12), na cidade de São José de Mipibu, na praça Desembargador Celso Sales, a partir das 9h da manhã. O evento vai oferecer um dia de cidadania, lazer, educação e uma série de serviços para a população.
Dentre os serviços a serem oferecidos estão a realização de testes rápidos de HIV/Aids, sífilis, glicemia, doação de preservativos, verificação de pressão arterial, emissão de carteiras de identidade, por meio do Itep, e de CPF, por intermédio da Central do Cidadão, intermediação de emprego, por meio do Sine-RN, Carteira do Artesão, orientações sobre programa habitacionais, atendimento da Defensoria Pública, orientações da Secretaria da Mulher, entre outros. Além de distribuição de picolé, pipoca, iogurtes e parque de diversões para as crianças.
A secretária da Sethas-RN, Julianne Faria, ressalta a importância do projeto. “O Vila Cidadã foi pensado para atender quem precisa de serviços básicos como a emissão da carteira de identidade, orientação jurídica, entre outros. É um programa que valoriza o cidadão, promovendo um dia de lazer, educação e cidadania”.
O Vila Cidadã é um projeto do Governo do RN, coordenado pela Secretaria do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas-RN), que visa levar para perto da população os serviços públicos oferecidos pelo Estado. Até agora já foram contabilizados cerca de 37 mil atendimentos nas 13 edições, que foram realizadas em: Mãe Luiza, Jardim Progresso, Leningrado, Conjunto dos Garis, Felipe Camarão, Lajes, Pedro Avelino, Parnamirim, Serra de São Bento, São Miguel, Mossoró, Currais Novos e Caicó.

quinta-feira, 6 de abril de 2017

Por iniciativa da Deputada Cristiane Dantas, será discutido Bullying nas escolas


Por iniciativa da deputada estadual Cristiane Dantas (PCdoB), Assembleia Legislativa vai realizar na próxima segunda-feira (10), às 14h, no plenarinho da Casa, a audiência pública: Diga não ao bullying nas escolas do RN. A proposta da parlamentar é incentivar a discussão permanente sobre o assunto nas instituições de ensino.

“Esse é um tema que sempre me chamou a atenção porque a prática do bullying tem sido cada vez mais recorrente nas escolas, sejam elas públicas ou privadas, e precisamos dialogar com os estudantes e, principalmente, com as instituições sobre como lidar com essa questão ”, diz Cristiane Dantas.

Durante a audiência pública será distribuído um material educativo elaborado pelo mandato da deputada Cristiane, além de apresentações culturais do cordelista Nando Poeta e de alunas da Escola Estadual Rômulo Wanderley.

Foram convidados para participar do debate representantes do Conselho Estadual de Promoção da Paz nas Escolas, das Secretarias de Educação do Estado e Município, Conselho Regional de Psicologia, representação das escolas públicas e privadas, Sinte/RN.


Serviço:
Audiência pública: “Diga não ao bullying nas escolas do RN”
Quando: Segunda 10/04, 14h.
Local: Plenarinho da Assembleia Legislativa.


Mais informações:
Assessora de Imprensa Gabinete Cristiane Dantas
Larisse de Souza – (84) 99471.4938

quarta-feira, 5 de abril de 2017

Projeto de lei muda classificação de CNH para motociclistas



Motociclistas: a categoria será dividida em três subcategorias – A1, para condutor de ciclomotor; A2, para condutor de moto de até 300 cilindradas; e A3, para condutor de moto de até 700 cilindradas (Marcelo Camargo/ABr/Agência Brasil)
A Comissão de Viação e Transportes aprovou projeto de lei (PL 3245/15), do deputado Ronaldo Fonseca (Pros-DF), que classifica a carteira de habilitação dos motociclistas de acordo com a cilindrada da moto.
A proposta altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97) e recebeu parecer favorável do relator, deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE).
A nova versão traz alguns ajustes no texto original, como determinar que a nova classificação não prejudicará os motociclistas já habilitados ou em processo de habilitação quando a lei entrar em vigor.
Nova divisão
A categoria A, de motociclistas, será dividida em três subcategorias: A1, categoria genérica, para condutor de ciclomotor (veículo motorizado de duas ou três rodas); A2, para condutor de moto de até 300 cilindradas; e A3, para condutor de moto de até 700 cilindradas.
Independentemente da subcategoria, a formação do condutor deverá incluir curso de direção em circuito fechado, anterior à prática em via pública.
Caberá ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran) regulamentar a lei e definir os exames que serão feitos em cada subcategoria.
Patriota disse que a proposta tem dois méritos.
Primeiro, impede que candidatos à habilitação façam o teste em uma motocicleta de potência inferior à que usará no dia a dia.
Depois, permite dosar o teste de habilitação ao veículo que será usado pelo condutor.
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado agora na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Este conteúdo foi publicado originalmente no site da Câmara dos Deputados.



Blog do Bg

Texto-base aprovado há pouco na Câmara passa a municípios responsabilidade sobre regulamentação do Uber

A Câmara Federal aprovou o texto-base de projeto que autoriza serviços como o do Uber no Brasil.
Mas os deputados ainda tem que analisar sugestões de parlamentares que podem alterar o conteúdo original. 
Pela proposta original, a regulamentação caberá a municípios.
Logo, o serviço em Natal ficará a cargo da Prefeitura.
A votação de hoje foi simbólica e não houve contagem de votos.
O texto-base aprovado estabelece que motoristas de Uber só poderão exercer a atividade se cumprirem os seguintes critérios:
-Ter carteira de habilitação com a categoria B ou superior que contenha a informação de que exerce atividade remunerada
-Conduzir veículo que atenda às características exigidas pela autoridade de trânsito e pelo poder público
-Ter cadastro em empresa de aplicativo, com informações compartilhadas com o município
-Emitir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) de prestação do serviço
Os municípios e o Distrito Federal deverão observar as seguintes diretrizes:
Efetiva cobrança dos tributos municipais
-Exigência de contratação de seguro de Acidentes Pessoais e Passageiros (APP) e seguro obrigatório (DPVAT)
-Exigência de inscrição do motorista como contribuinte individual do INSS.

G1

segunda-feira, 3 de abril de 2017

Alunos do IFRN disputam competição de Robótica na França



Delegação dos campi Pau dos Ferros e Santa Cruz embarca neste sábado para o "Challenge Robotique 2017"

Uma rotina pesada de treinamentos é o que vem marcando os dias de Hawllysson Gardel, Bruna Soares e Geraldo Filho, estudantes do Campus Pau dos Ferros do IFRN, além de Erik Campelo, Anderson Clemente, Fernanda Guilherme e Noémia Medeiros do Campus Santa Cruz. Eles embarcam neste sábado, 1º de abril, para a França, onde vão disputar o “Challenge Robotique 2017". O Desafio de Robótica, em tradução livre, acontece no Lycee Touchard Washington, na cidade de Le-Mans. 
Os estudantes passarão por 2 dias de competição, na quinta e sexta-feira da próxima semana, mas chegam antes à capital francesa para a fase de treinamentos, em que estudantes de todo mundo se reúnem para calibrar e preparar seus robôs. A empolgação para conseguir um bom resultado vem fazendo os meninos e menina passarem horas aprimorando seus projetos de robótica. "Nem lembramos que vamos para França. Nossa mente, nossas noites estão nesse robô", comentou Erik. "Não paramos para imaginar que vamos a outro país, apenas acordamos e dormimos lembrando do robô. Aliás, o que é dormir?", brincou Anderson, os 2 do Campus Santa Cruz.
Os estudantes vêm sendo acompanhados de perto pelos seus professores orientadores. Do Campus Pau dos Ferros, o professor Bonfim Aquino. Já em Santa Cruz, Lennedy Soares, Salomão Sávio e Lucileide Medeiros. Desses, apenas Salomão não acompanha a delegação. Bonfim e Lennedy seguem como técnicos-orientadores das equipes, enquanto Lucileide é a representante do IFRN da Comissão de Acompanhamento de Ações de Intercâmbio entre o IFRN e os Liceus Franceses. Além do Lycee Touchard Washington, fazem parte da cooperação com o Instituto os liceus Eugène Livet e Douda.
A parceria faz parte dos esforços para a internacionalização da Instituição. Foi através dessa cooperação que as equipes conseguiram o credenciamento para o "Challenge Robotique". Os estudantes do Campus Pau dos Ferros venceram a II Olimpíada de Robótica do IFRN, que aconteceu durante a Secitex realizada no Campus Parnamirim, e viajam com financiamento da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do Instituto. A equipe do Campus Santa Cruz ficou em 3º lugar na competição promovida pelo IFRN e viaja através de articulação do Campus.
A ROBÓTICA EDUCACIONAL

Empolgado, o estudante e jovem pesquisador Hawllysson Gardel, do Campus Pau dos Ferros, reconhece a importância da robótica educacional e relata aprendizados e valores que o grupo vem adquirindo desde que iniciou o projeto: “tivemos que nos dedicar, chegando passar dias e noites na escola. Mesmo não obtendo bons resultados nas primeiras competições, nunca desistimos. Desde que nos envolvemos com projetos de robôs, já participamos de 5 competições, sendo 3 Olimpíadas Brasileiras de Robóticas (OBRs) e 2 Olimpíadas de Robótica do IFRN. Ao longo do tempo, fomos progredindo até a premiação máxima, como o topo do pódio da II Olimpíada de Robótica do IFRN".
O professor Bonfim Aquino comenta que o desenvolvimento do robô faz com que os alunos se envolvam com diversas disciplinas: “eles precisam estudar muita programação, além de Eletricidade, Eletrônica, Matemática, Física, sem contar com o desenvolvimento de habilidades para tarefas manuais, a criatividade,  perseverança e a lógica. O orientador e os jovens pesquisadores citam utilidades que o projeto do robô é capaz de tornar realidade: “é um protótipo capaz de agregar várias configurações, como ensinar álgebra a um estudante, desarmar uma bomba a partir de uma garra, resgatar uma vítima, como fizemos na Secitex, entre outras aplicações", explicou Bonfim.
Os robôs levados pelas equipes do IFRN são construídos com base na plataforma arduíno. Eles têm sensores que interagem com o meio externo e traduzem a realidade em sinais elétricos, processados pelo arduíno para tomar as decisões de movimento. 
​ 



Assessoria de Comunicação Social e Eventos
Reitoria | IFRN