sábado, 10 de agosto de 2013

SÃO JOSÉ DE MIPIBU É CONTEMPLADO MAIS UMA VEZ PELO GOVERNO PETISTA COM MAIS UMA RETROESCAVADEIRA ATRAVÉS DO PLANO SAFRA


Foto: Andréa Farias/MDA


Quase 90% dos municípios do Rio Grande do Norte estão inseridos no Sertão, segundo o último Censo Demográfico para o Semiárido Brasileiro, do Governo Federal. A região concentra mais de 553 mil habitantes da área rural, população que será beneficiada com as ações do Plano Safra Semiárido lançado para o estado nesta terça-feira (6). A iniciativa reserva R$ 7 bilhões para o fortalecimento da agricultura familiar e de médio porte. As ações estruturantes serão complementadas com a entrega de 81 máquinas da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) para 80 municípios do estado.

A cerimônia ocorrerá às 10h, no Centro Administrativo do estado, na capital Natal. A partir dos recursos disponibilizados pelo Plano, agricultores familiares poderão investir na organização produtiva local e, assim, melhorar as condições de convivência com o Semiárido.
O delegado federal do MDA no Rio Grande do Norte, Raimundo Costa Sobrinho, acredita que o conjunto de medidas do Plano Safra Semiárido impactará diretamente o desenvolvimento social e econômico dos municípios do estado. “No Rio Grande do Norte, o Plano traz um atendimento de quase 100% dos nossos municípios. É um fato histórico o Semiárido receber uma política pública como essa, com as devidas especificidades que a agricultura familiar daqui requer.”
As contratações de créditos serão realizadas por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A linha de crédito oferece taxas de juros diferenciadas para o Semiárido. Para as operações de custeio, os juros são de 1% a 3%, ao ano – nas demais regiões, os juros variam entre 1,5% a 3,5%. Já os contratos de investimento, são tabelados com juros de 1% a 1,5%, ao ano – as taxas para o restante do País ficam entre 1% e 2%. As condições especiais incentiva a produção de culturas alimentares adaptadas à realidade do Semiárido e reservas estratégicas de alimentos para consumo animal e água para produção.
A contratação de crédito dos agricultores familiares que residem fora do Semiárido será regida pelas condições previstas no Plano Safra da Agricultura Familiar 2013/2014, também do MDA.

Máquinas
Os maquinários doados – 13 retroescavadeiras, 32 caminhões-caçambas e 36 pás-carregadeiras – ajudarão a reforçar a produção agrícola de 80 municípios do Rio Grande do Norte. A entrega atenderá aproximadamente 360 mil moradores da área rural e outros 35 mil agricultores familiares. O investimento para aquisição das máquinas foi de R$ 23,5 milhões.
Os equipamentos serão usados para impulsionar as obras de infraestrutura hídrica, como edificação de barragens subterrâneas, e de recuperação das estradas vicinais, as rodovias usadas pelos agricultores familiares para chegar às cidades.

Confira a relação dos municípios beneficiados com a entrega de retroescavadeiras:
Arês
Baía Formosa
Canguaretama
Espírito Santo
Extremoz
Goianinha
Nísia Floresta
Pedro Velho
Rio do Fogo
São José de Mipibu
Senador Georgino Avelino
Tibau do Sul
Vila Flor

Nenhum comentário:

Postar um comentário