A Banda de Música da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte completou 128 anos de existência na segunda, 16 de junho de 2014.
Baseado na Lei n° 982, de 16 de junho de 1886, cinquenta anos após a criação da Policia Militar do Rio Grande do Norte, formou-se a Banda de Música, subunidade mais antiga da Instituição. Formada inicialmente com dez instrumentistas, teve seu apogeu no ano de 1922, tendo como regente titular o italiano Luigi Maria Smido, assessorado pelo Tenente José Gomes.
No ano de 1954 um contingente da Polícia Militar do nosso Estado desfilou na cidade de Recife, comemorando a Restauração Pernambucana, tendo à frente de nossa Banda de Música o Tenente Lourival Vieira da Silva.
Alguns Mestres e Contra-Mestres dedicaram grande parte de sua vida em prol do bom andamento do serviço e engrandecimento da Banda, podendo ser nominados o Major PM Lourival Cavalcanti Duarte, Tenente Juvenal Lira, Tenente Djalma Ribeiro da Silva, Tenente Luís Alcântara Lucas.
Devemos destacar, ainda, alguns nomes que fizeram parte do quadro de nossa edificante Banda de Música, tornando-se imortais através de suas obras: Antonio Pedro Dantas, o Tonheca Dantas, nome do auditório da Banda de Música da PM/RN, autor de Royal Cinema, Desfolhar Saudades, Delírio, Melodia do Bosque; Composições que tiveram destaque mundial através das rádios BBC de Londres e Mundial de Moscou. O Coronel PM José Vitoriano de Medeiros, ex-Comandante de nossa instituição, que demonstrou amor e dedicação à música através da Canção da Polícia Militar do Rio Grande do Norte; o Tenente José Meneses de Freitas, o Zé de Freitas, autor da Canção do Aluno CFAP e da Canção do Bombeiro, sem esquecer-se da prestimosa colaboração do Cap PMRR/SP José Leitão Sobrinho, autor de várias canções militares e arranjos de músicas populares, ajudando, assim, a compor o nosso acervo, engrandecendo de forma excepcional o bom desempenho de nossa Banda em suas inúmeras apresentações. Comanda hoje a Banda da Polícia Militar do RN o Sub Ten PM Charles Newton Kelly, e tem como regente o Sub Ten PM Flankelland Mota de Azevedo.
A Banda de Música no ano de 2013 foi solicitada 296 vezes servindo toda sociedade potiguar e o atual comando vem se preocupando com ações sociais: Com mais de cinco anos a banda vem fazendo um trabalho musicoterapia no hospital Pedro Germano, apresentações no Instituto Juvino Barreto, Instituto dos cegos e em outras entidades, Também a ideia um projeto para formar banda com adolescentes de comunidades carentes onde eles vão ter aulas de teoria musical, pratica musical e noções de ordem unida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário