quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

VEREADOR SGT DUDU PRESENTEIA SUA COMUNIDADE COM LIMPEZA DE RUA, PINTURA DE PRAÇA E FECHA O ANO COM O II RÉVEILLON

Além dos mais de 80 requerimentos para toda mipibu, alguns projetos de Leis, várias indicações, aprovadas pelo legislativo e enviadas ao Executivo, e ações concretas efetuadas em Laranjeiras dos Cosmes como por exemplo:
- Reabertura do campo de futebol;
- Manutenção constantes das bombas da comunidade para regularização da água e sem cobranças;
- Retirada de poste de meio de ruas;
- Comemoração de todas as datas festivas como dia das mães, dos pais, das crianças;
- Incentivo e apoio ao esporte;
- Criação do réveillon; 
- Cobranças na regularização de atendimento médico;
- Cobranças para reforma da quadra de esportes, e escolas;
- Cobranças para calçamentos de todas as ruas que faltam;
- Solicitação de um pórtico na entrada de nossa comunidade;
- Torneios comemorativos;
- Cobranças de segurança;
- Para o próximo ano colocamos emendas no valor de aproximadamente 500.000,00 para nossa comunidade;
- E o mais importante, atendimento total diariamente na residência, estamos fechando o ano com e execução de limpeza nas ruas, pintura da praça e o II ano do grande réveillon.

Isso não é nada próximo do que pensamos e queremos fazer por nossa laranjeiras e mipibu, esperamos e acreditamos que com o apoio do prefeito, dos governos federal e estadual possamos fazer muito mais neste ano que se inicia, disse o vereador da comunidade Sgt Dudu.




terça-feira, 30 de dezembro de 2014

PT MIPIBUENSE PROMOVE CONFRATERNIZAÇÃO ENTRE FILIADOS E AMIGOS E CONTOU COM O PRESTÍGIO DA SENADORA ELEITA FÁTIMA BEZERRA

Neste domingo 28, o PT municipal da cidade de São José de Mipibu reuniu-se para sua confraternização de encerramento do ano 2014, com filiados do partido no município, no qual teve como organizadores além do Vereador Sgt Dudu, o Prof. Heverton presidente do PT, João Ventura vice-presidente, e João Evangelista que é membro da executiva municipal, onde também contou com a presença do vereador Sgt Dudu e da senadora eleita nas últimas eleições Fátima Bezerra, além de muitos filiados, amigos e familiares.


fotos: Cláudio (blog digital mipibu)

VEREADOR SGT DUDU PROMOVERÁ O 2° RÉVEILLON EM LARANJEIRAS DOS COSMES


Sendo o criador das festividades do réveillon  em sua comunidade, o Vereador Sgt Dudu promoverá o II ano neste dia 31, a festa que iniciará logo após a missa que será celebrada às 22:00 , contará com a tradicional queima de fogos, onde teremos a animação da banda forró Tirando Onda, venha participar, você é  nosso convidado.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Quais os verdadeiros interesses de Joaquim Tomé? Deu no Blog Diário Mopebu


Na ultima reunião do sindicato dos professores de São José de Mipibu, foi deflagrado a caça as bruxas (ou caça ao real $), iniciativa que também, decreta o inicio do processo eleitoral do ano de 2016.

Muito bem, então vamos para a outra parte. O porquê de o sindicato ter tanto interesse em começar o ano atrás dos recursos, mais recurso, (os incansáveis recursos), antes se quer de pensar na qualidade do ensino que será apresentado neste ano letivo. Não para todos, até porque como sempre, apenas uma minoria tem concordado com tanto apelo politiqueiro. Isso mesmo, politiqueiro.
A guerra é outra, e esta claramente ligada à eleição de 2016.

Eu explico: Segundo Divulgado no Blog DIARIO MOPEBU existe uma briga não formalizada para saber quem será o candidato do SINDICATO a Vereador nas Próximas eleições.
Entenderam?

Busca a todo custo aumentar seu espolio político, utilizando de movimentações e “reivindicações” muitas vezes sem nexo algum.
E o pior, os alunos, os professores que realmente trabalham e cumprem seu papel estão sendo o escudo de uma luta política para saber quem será o candidato nas próximas eleições.
Simplesmente ridículo.
Abaixo texto extraído da matéria do Blog Diário Mopebu.

Quais os verdadeiros interesses de Joaquim Tomé?

No ultimo dia 09, presenciei na Câmara Municipal de São José de Mipibu a discussão sobre a educação Mipibuense, onde vários educadores foram à Câmara buscando defender a categoria e ideias para melhorar cada vez mais as condições para se exercer o processo de ensino e aprendizagem.

Mas o que percebemos, é que alguns como o educador Joaquim Tomé (atual presidente do SINTE/SJM) não tinha este interesse! É claro e notório os interesses de Joaquim Tomé em assumir uma cadeira na Câmara Municipal, e o que nos entristece é que um educador, com vários anos de atuação, deseja representar o povo e a categoria com ideias e ideais que na nossa visão são completamente distorcidos do que a sociedade precisa e merece! Em dado momento ele diz: "Quando eu for vereador, e tiver meus cargos na prefeitura, eu não vou votar nunca contra o executivo. Isso acontece em qualquer casa." Estivemos durante a sessão ouvindo as opiniões e gravamos várias falas, inclusive a do educador Joaquim Tomé, quando afirmou.

Diante de tal afirmação, é justo perguntar! Quais são os verdadeiros interesses de Joaquim Tomé? Ele defendia no ultimo dia 09 a classe dos educadores que soam a camisa dando expedientes muitas vezes pela manhã, à tarde e a noite, ou ele defendia aqueles que não querem trabalhar? Defendia os poucos que querem ficar sentados por anos e anos em cadeiras de diretores, ou quem sabe ele defendia os próprios interesses?

Enquanto tivermos na educação, e em cadeiras de diretores escolares, pessoas com objetivos politiqueiros que não visam os alunos, nossa educação dificilmente melhorará!

imagem extraída do Google.
Matéria em vermelho, extraída do Blog Diário Mopebu.

sábado, 20 de dezembro de 2014

ROSALBA VAI USAR DINHEIRO DA PREVIDÊNCIA PARA SE LIVRAR DA INELEGIBILIDADE

O deputado estadual Fernando Mineiro (PT) foi o único a votar contra o Projeto de Lei que modifica e unifica os Fundos Financeiro e Previdenciário do Estado, na sessão desta quinta-feira (18). O parlamentar atentou para o fato de que o Governo do Estado fez uma manobra para usar o dinheiro da Previdência e evitar que Rosalba Ciarlini se torne inelegível.
Hoje, o sistema previdenciário do Estado tem dois Fundos: o Financeiro, deficitário, foi criado para acolher o servidor que estava no Estado até 2005, cujo rombo causado ao longo do tempo era coberto pelo Tesouro; e o Previdenciário, superavitário, para os servidores que ingressaram a partir de 2005, financiado pelas contribuições obrigatórias desses trabalhadores.
A votação de hoje desobriga, na prática, o pagamento do déficit da Previdência com recursos do Tesouro. "Com essa manobra, a governadora Rosalba Ciarlini vai posar de ter deixado o pagamento dos servidores em dia e se livrar de processos de inelegibilidade, de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal", observou Mineiro.
"A última grande modificação feita no sistema previdenciário do Estado foi em 2005, quando os Fundos foram criados", observou o parlamentar. "Ao longo do tempo, os Governos foram usando, para outros fins, a verba da Previdência, desviando recursos depositados pelos servidores e chegando mesmo a não depositar a parcela patronal", continuou. Isso gerou um rombo, e a responsabilidade, até então, para cobri-lo era do Tesouro Estadual. Com a votação de hoje, o rombo causado pelo Estado volta para a conta dos próprios servidores.
"Esse projeto, que a maioria é a favor, é o que mais impacta a vida do servidor público estadual, e é lamentável e vergonhoso que essa Casa, no apagar das luzes, vote de afogadilho uma matéria com tanta repercussão", afirmou o deputado. "Dentro de poucos anos essa manobra feita hoje terá como consequência o aumento do rombo do Fundo Previdenciário", alertou.
"O Fundo superavitário tem, atualmente, cerca de 1 bilhão de reais destinados para cobrir a Previdência dos servidores que entraram no Estado a partir de 2005, ou seja, é um dinheiro deles, não do governo ou administração tal. A partir da votação do projeto, hoje, esses recursos serão usados para cobrir o rombo causado na Previdência antes de 2005", ressaltou Mineiro.
"Esses recursos foram alvo de cobiça do Governo Rosalba por três vezes, e o projeto estava parado, inclusive com a promessa dos deputados de que não seria aprovado", lembrou. "O que mudou de ontem para hoje?", questionou o parlamentar. "Essa Casa termina este período de forma melancólica".
Em sua fala, Mineiro reiterou, ainda, que a questão previdenciária é profunda e também um problema não só do Brasil, mas do mundo, decorrente do aumento da expectativa de vida da população. "É uma situação que precisa ser constantemente analisada, em particular quando se trata do serviço público", frisou, criticando a pressa em votar a matéria que sequer foi previamente anunciada.




Assessoria de Comunicação 
Deputado Estadual Fernando Mineiro - PT/RN

PREFEITO ARLINDO DANTAS SANCIONA PROJETO DE LEI QUE CRIA A JARI E CONSEQUENTEMENTE A SECRETARIA DE TRÂNSITO EM MIPIBU


O prefeito de São José de Mipibu Arlindo Sancionou hoje (19) o projeto de lei que cria a Junta Administrativa de Recursos e Infração - JARI. Agora a estrutura da Secretaria Municipal de Transporte, passa a ser de Transportes e Trânsito (Semutran) para exercer as atividades de engenharia de tráfego, fiscalização de trânsito, educação de trânsito, controle e análise de estatística.

A secretaria passa a contar com o titular da pasta,  Coordenadoria de Transportes, Coordenadoria de Trânsito; Subcoordenadoria de Serviços; Subcoordenadoria de Controle e Peças; Subcoordenadoria dos Agentes de Trânsito e Junta Administrativa de Recursos de Infração – JARI.

A JARI deverá julgar os recursos interpostos pelos infratores;encaminhar aos órgãos e entidades executivos de trânsito e executivos rodoviários sobre os problemas observados nas autuações e apontados em recursos, e que se repitam sistematicamente. A receita arrecadada com a cobrança das multas de trânsito será aplicada, exclusivamente, em sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito.

Informativo Mipibu


quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

PRIMEIRO PASSO FOI DADO PARA MUNICIPALIZAÇÃO DO TRÂNSITO EM MIPIBU, MAIS AINDA FALTA MUITO

Na última sessão legislativa que aconteceu neste dia 16 do corrente mês, foi marcada com a presença de vários guardas de trânsito municipais, que por sua vez foram conferir de perto a aprovação do PL que cria a JARI ( Junta Administrativa de Recursos de Infrações ) em Mipibu, onde foi comemorado por todos, mais como reza o CTB ( Código de Trânsito Brasileiro ) a municipalização do trânsito não se restringe apenas na criação de uma JARI, portanto o primeiro passo foi dado, mas ainda falta muito para tal municipalização, confiram à seguir o que diz o CTB:

Competências

Código de Trânsito Brasileiro - CTB
Art. 24. Compete aos órgãos e entidades executivos de trânsito dos Municípios, no âmbito de sua circunscrição:
I - cumprir e fazer cumprir a legislação e as normas de trânsito, no âmbito de suas atribuições;
II - planejar, projetar, regulamentar e operar o trânsito de veículos, de pedestres e de animais, e promover o desenvolvimento da circulação e da segurança de ciclistas;
III - implantar, manter e operar o sistema de sinalização, os dispositivos e os equipamentos de controle viário;
IV - coletar dados estatísticos e elaborar estudos sobre os acidentes de trânsito e suas causas;
V - estabelecer, em conjunto com os órgãos de polícia ostensiva de trânsito, as diretrizes para o policiamento ostensivo de trânsito;
VI - executar a fiscalização de trânsito, autuar e aplicar as medidas administrativas cabíveis, por infrações de circulação, estacionamento e parada previstas neste Código, no exercício regular do Poder de Polícia de Trânsito;
VII - aplicar as penalidades de advertência por escrito e multa, por infrações de circulação, estacionamento e parada previstas neste Código, notificando os infratores e arrecadando as multas que aplicar;
VIII - fiscalizar, autuar e aplicar as penalidades e medidas administrativas cabíveis relativas a infrações por excesso de peso, dimensões e lotação dos veículos, bem como notificar e arrecadar as multas que aplicar;
IX - fiscalizar o cumprimento da norma contida no art. 95, aplicando as penalidades e arrecadando as multas nele previstas;
X - implantar, manter e operar sistema de estacionamento rotativo pago nas vias;
XI - arrecadar valores provenientes de estada e remoção de veículos e objetos, e escolta de veículos de cargas superdimensionadas ou perigosas;
XII - credenciar os serviços de escolta, fiscalizar e adotar medidas de segurança relativas aos serviços de remoção de veículos, escolta e transporte de carga indivisível;
XIII - integrar-se a outros órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito para fins de arrecadação e compensação de multas impostas na área de sua competência, com vistas à unificação do licenciamento, à simplificação e à celeridade das transferências de veículos e de prontuários dos condutores de uma para outra unidade da Federação;
XIV - implantar as medidas da Política Nacional de Trânsito e do Programa Nacional de Trânsito;
XV - promover e participar de projetos e programas de educação e segurança de trânsito de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo CONTRAN;
XVI - planejar e implantar medidas para redução da circulação de veículos e reorientação do tráfego, com o objetivo de diminuir a emissão global de poluentes;
XVII - registrar e licenciar, na forma da legislação, ciclomotores, veículos de tração e propulsão humana e de tração animal, fiscalizando, autuando, aplicando penalidades e arrecadando multas decorrentes de infrações;
XVIII - conceder autorização para conduzir veículos de propulsão humana e de tração animal;
XIX - articular-se com os demais órgãos do Sistema Nacional de Trânsito no Estado, sob coordenação do respectivo CETRAN;
XX - fiscalizar o nível de emissão de poluentes e ruído produzidos pelos veículos automotores ou pela sua carga, de acordo com o estabelecido no art. 66, além de dar apoio às ações específicas de órgão ambiental local, quando solicitado;
XXI - vistoriar veículos que necessitem de autorização especial para transitar e estabelecer os requisitos técnicos a serem observados para a circulação desses veículos.
§ 1º As competências relativas a órgão ou entidade municipal serão exercidas no Distrito Federal por seu órgão ou entidade executivos de trânsito.
§ 2º Para exercer as competências estabelecidas neste artigo, os Municípios deverão integrar-se ao Sistema Nacional de Trânsito, conforme previsto no art. 333 deste Código.

Sobre a municipalização do trânsito

O Código de Trânsito Brasileiro, no melhor e mais equilibrado espírito federativo, prevê uma clara divisão de responsabilidades e uma sólida parceria entre órgãos federais, estaduais e municipais. Os municípios, em particular, tiveram sua esfera de competência substancialmente ampliada no tratamento das questões de trânsito. Aliás, nada mais justo se considerarmos que é nele que o cidadão efetivamente mora, trabalha e se movimenta, ali encontrando sua circunstância concreta e imediata de vida comunitária e expressão política.
Por isso, compete agora aos órgãos executivos municipais de trânsito exercer nada menos que vinte e uma atribuições. Uma vez preenchidos os requisitos para integração do município ao Sistema Nacional de Trânsito, ele assume a responsabilidade pelo planejamento, o projeto, a operação e a fiscalização, não apenas no perímetro urbano, mas também nas estradas municipais. A prefeitura passa a desempenhar tarefas de sinalização, fiscalização, aplicação de penalidades e educação de trânsito.

Informações para integração do Município ao SNT

Para os municípios se integrarem ao Sistema Nacional de Trânsito, exercendo plenamente suas competências, precisam criar um órgão municipal executivo de trânsito com estrutura para desenvolver atividades de engenharia de tráfego, fiscalização de trânsito, educação de trânsito e controle e análise de estatística. Conforme o porte do município, poderá ser reestruturada uma secretaria já existente, criando uma divisão ou coordenação de trânsito, um departamento, uma autarquia, de acordo com as necessidades e interesse do prefeito.
O art. 16, do Código de Trânsito Brasileiro, prever ainda que, junto a cada órgão de trânsito, deve funcionar a Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI), órgão colegiado responsável pelo julgamento dos recursos interpostos contra penalidades impostas pelo órgão executivo de trânsito.

Para efetivar a integração do município ao Sistema Nacional de Trânsito, deverá ser encaminhado ao Denatran:

• A legislação de criação do órgão municipal executivo de trânsito com os serviços de engenharia do trânsito, educação para o trânsito, controle e análise de dados estatísticos e fiscalização;
• Legislação de criação da JARI e cópia do seu regimento interno;
• Ato de nomeação do dirigente máximo do órgão executivo de trânsito (autoridade de trânsito);
• Nomeação dos membros da JARI, conforme Resolução Contran nº 357;
• Endereço, telefone, e-mail, fax do órgão ou entidade executivo de trânsito e rodoviário.

VEREADOR SGT DUDU PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA DE DISCUSSÃO A CRIAÇÃO DO CÓDIGO DE MEIO AMBIENTE DE MIPIBU


A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano, realizou durante a manhã de hoje, 15 de dezembro, a 7ª Audiência Pública para a apresentação do Código de Meio Ambiente de São José de Mipibu.

O evento visa a interação dos moradores do município para a aprovação da implementação da Política Municipal do Meio Ambiente.

O Código de Meio Ambiente é um instrumento da Política Municipal do Meio Ambiente, de desenvolvimento sustentável e de expansão urbana, determinante para os agentes públicos e privados que atuam no município.

Blog do Renan Silva

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

AINDA TEM GENTE QUE PERDE AMIZADE POR POLÍTICA!

Reunião da bancada do Rio Grande do Norte para definir emendas parlamentares ao Orçamento de 2015 acontece agora no plenário Roberto Campos, da Câmara Federal e reuniu praticamente todos adversários nas eleições passadas recentemente, faltando apenas o Deputado derrotado Henrique Alves.
Reunião marcada, pela primeira vez na história da bancada dos últimos 40 anos, sem a presença do deputado Henrique Alves.
Logo Henrique que apresentou como bandeira de sua gestão na presidência da Câmara, as emendas impositivas.
A reunião de hoje foi, como acontece sempre, para cada parlamentar apresentar emendas individuais, e de bancada.
Henrique viajou para os Estados Unidos na semana passada, sabendo que a reunião estava marcada para às 19 horas.
Mas ele só chega de madrugada.
Com a decisão de viajar, Henrique evitou se encontrar com o governador eleito, de quem ele perdeu a eleição, Robinson Faria.
Ainda deputado, Henrique deverá encaminhar suas proposições de emendas ao coordenador da bancada, o seu vice João Maia, também derrotado por Robinson, mas que compareceu à reunião, cumprimentou e conversou com o governador.
A governadora Rosalba Ciarlini chegou antes de Robinson e foi cumprimentada pelo senador, ex-líder, hoje desafeto, José Agripino Maia.
Robinson só chegou depois, acompanhado do filho deputado Fábio Faria.
Agripino, um lord, levantou para dar lugar na mesa ao governador eleito.
Cena que chamou atenção: o beijo de Robinson em Rosalba.
João Maia riu…
Outra ausência: do senador Paulo Davim.
Mas o titular do mandato, senador ainda ministro Garibaldi Filho, está presente.
Eis as cenas da reunião da bancada do RN, sem o deputado Henrique, e com presença dos dois governadores, Rosalba e Robinson.

E com presença ainda da senadora Ivonete Dantas, e dos deputados Betinho Rosado, Fátima Bezerra, Felipe Maia, Sandra Rosado e Paulo Wagner.

Do Blog: É pouco ou querem mais?

Thaisa galvão



quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Governador eleito vai assinar termo de compromisso para não nomear fichas sujas


O governador eleito do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, vai assinar nesta quinta-feira (11) um termo em que se compromete a não nomear secretários que possuam a “ficha suja”. Também será assinado adesão ao Programa Brasil Transparente da CGU para implantação da Lei de Acesso à Informação no Governo do Estado. A assinatura acontecerá durante um evento em comemoração ao Dia Internacional Contra a Corrupção,  celebrado no último dia 9 de dezembro.
Organizado pelo Movimento Articulado de Combate a Corrupção (MARCCO), a Controladoria-Geral da União e o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), o evento ainda vai contar com o lançamento do E-SIC, plataforma de acesso à informação da Prefeitura de Natal e do Observatório Social, além de uma palestra sobre reforma política e debates.
O evento está marcado para começar às 14h, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RN), na Cidade Alta. De acordo com o MARCCO, a entrada é gratuita e não é necessária inscrição para participar.


Observatório Social
Presente em 87 cidades de 15 estados, o Observatório Social será lançado em Natal pata contribuir com a gestão pública. A implementação na capital potiguar será feita em parceira com o MARCCO e a CGU. No Observatório, voluntários irão trabalhar para fiscalizar as compras públicas no município.
Segundo a OAB, em dois anos de funcionamento, os Observatórios geraram uma economia de R$ 300 milhões nas compras municipais, atuando no monitoramento das licitações municipais e da produção legislativa, assim como na inserção de empresas locais nas compras públicas, construção dos indicadores e em ações de educação para a cidadania.


Programação do evento
14h – Recepção dos convidados
14h30 – Abertura15h – Assinatura do Termo de Compromisso, pelo Governador eleito, Robinson Faria, para que só nomeie autoridades ficha limpa para sua assessoria de governo; e assinatura do Termo de Adesão ao Programa Brasil Transparente da CGU
15h50 – Lançamento do E-SIC em plataforma livre pela Prefeitura do Natal, com a presença do Prefeito Carlos Eduardo
16h10 – Lançamento do Observatório Social de Natal
16h30 – Palestra “Reforma Política Democrática”, pelo Procurador Luciano Ramos
17h30 – Debates18h – Encerramento.

Tribuna do norte

PM SOZINHHO TROCA TIROS COM SEIS CRIMINOSOS EM TENTATIVA DE ASSALTO EM CORREIOS DO RN, MUITO BOM!


Por volta das 9:30hs da manhã desta terça-feira, seis homens tentaram assaltar os correios da cidade de Rui Barbosa, no interior do estado.
De acordo com a polícia militar, no momento da ação só tinha um soldado da PM em serviço que reagiu e trocou tiros com os criminosos que fugiram com destino à cidade de Bento Fernandes.
Viaturas de cidades vizinhas copiaram a informação e encontraram os autores da ação na entrada da cidade de Bento Fernandes, onde houve uma nova troca de tiros e segundo a PM, um assaltante foi a óbito e os demais estão escondidos na mata.
190 RN

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

AGRADECIMENTOS PELOS MAIS DE 100.000 ACESSOS

Nossa edição, vem por meio desta nota, agradecer o apoio, o carinho a os mais de 100.000 acessos que com isso só nos mostra a credibilidade e nos dão a confiança para continuarmos levando até vocês as notícias que são destaques em nossa Mipibu.

Acreditando nisso, estamos sempre buscando inovar, melhorar e crescer, para informar com a mesma lealdade e sinceridade de sempre. Diante disso só temos que agradecer, deixando à vocês o nosso muito obrigado.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Fátima solicita inclusão da terceira ponte na Zona Norte de Natal no PAC 3


A deputada federal e senadora eleita pelo Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), participou, nesta terça-feira (02), de audiência com o ministro das Cidades, Gilberto Occhi, para tratar de empenhos e liberações de recursos para os municípios do estado, bem como solicitou que seja incluída no PAC 3, em fase de conclusão pelo Governo Federal, a construção de uma terceira ponte na zona norte de Natal. Esta ponte, apresentada pelo governador eleito Robinson Faria (PSD) durante a campanha eleitoral, ligará a Zona Norte ao Centro da cidade.
Fátima com o Ministro das cidades

“O ministro foi muito sensível aos pleitos apresentados e ficou indicada uma audiência do governador eleito Robinson com o ministro e sua equipe técnica para tratar da construção da nova ponte e de outras demandas do estado”, disse Fátima.