quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Governador eleito vai assinar termo de compromisso para não nomear fichas sujas


O governador eleito do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, vai assinar nesta quinta-feira (11) um termo em que se compromete a não nomear secretários que possuam a “ficha suja”. Também será assinado adesão ao Programa Brasil Transparente da CGU para implantação da Lei de Acesso à Informação no Governo do Estado. A assinatura acontecerá durante um evento em comemoração ao Dia Internacional Contra a Corrupção,  celebrado no último dia 9 de dezembro.
Organizado pelo Movimento Articulado de Combate a Corrupção (MARCCO), a Controladoria-Geral da União e o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), o evento ainda vai contar com o lançamento do E-SIC, plataforma de acesso à informação da Prefeitura de Natal e do Observatório Social, além de uma palestra sobre reforma política e debates.
O evento está marcado para começar às 14h, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RN), na Cidade Alta. De acordo com o MARCCO, a entrada é gratuita e não é necessária inscrição para participar.


Observatório Social
Presente em 87 cidades de 15 estados, o Observatório Social será lançado em Natal pata contribuir com a gestão pública. A implementação na capital potiguar será feita em parceira com o MARCCO e a CGU. No Observatório, voluntários irão trabalhar para fiscalizar as compras públicas no município.
Segundo a OAB, em dois anos de funcionamento, os Observatórios geraram uma economia de R$ 300 milhões nas compras municipais, atuando no monitoramento das licitações municipais e da produção legislativa, assim como na inserção de empresas locais nas compras públicas, construção dos indicadores e em ações de educação para a cidadania.


Programação do evento
14h – Recepção dos convidados
14h30 – Abertura15h – Assinatura do Termo de Compromisso, pelo Governador eleito, Robinson Faria, para que só nomeie autoridades ficha limpa para sua assessoria de governo; e assinatura do Termo de Adesão ao Programa Brasil Transparente da CGU
15h50 – Lançamento do E-SIC em plataforma livre pela Prefeitura do Natal, com a presença do Prefeito Carlos Eduardo
16h10 – Lançamento do Observatório Social de Natal
16h30 – Palestra “Reforma Política Democrática”, pelo Procurador Luciano Ramos
17h30 – Debates18h – Encerramento.

Tribuna do norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário