segunda-feira, 15 de abril de 2013

"NÃO É PROCEDIMENTO", DIZ COMANDANTE SOBRE PMS QUE ATIRARAM EM RAPAZ QUE FUROU BARREIRA POLICIAL NO RN


O comandante geral da Polícia Militar no Rio Grande do Norte, coronel Francisco Araújo, explicou que o ato de atirar contra um veículo, ou pessoa, que foge de uma barreira policial não é um procedimento padrão. O coronel se referiu à operação policial que provocou a morte do cearense José Fernandes Castelo, de 19 anos. O universitário foi morto com um tiro, disparado pela polícia, ao fugir de uma barreira policial em Mossoró, região Oeste do estado, na noite do sábado (15). As declarações do comandante geral foram dadas, ao vivo, durante o telejornal RN TV 1ª Edição desta segunda-feira (15)

"Não é procedimento atirar contra veículo, nem contra pessoas. Existem técnicas de procedimentos, existem técnicas policiais. A doutrina ensina o uso proporcional da força", defendeu o comandante geral.

O coronel Francisco Araújo ressaltou que as armas dos seis policiais envolvidos na operação foram recolhidas, o grupo foi afastado das atividades e será julgado, paralelamente, pelo poder Judiciário e pelo Comando Militar.

"Não sabemos ao certo o que aconteceu nessa atividade policial, mas de imediato determinamos que os seis policiais fossem apresentados à autoridade policial, no caso o delegado. Todos foram ouvidos. Instauramos o inquérito para apurar o que aconteceu", indicou o coronel.

Indagado sobre a culpabilidade dos policias, que atiraram contra o veículo, o comandante disse que ainda não é possível apontar culpados. "Eu não posso dizer se foi certo ou foi errado. Existem padrões de procedimentos. Já foi designado um tenente-coronel para apurar o fato. Caso existam pessoas da PM responsáveis, elas serão punidas", garantiu.
 
G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário